Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: RESSIGNIFICAÇÃO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO REMOTA, TECNOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68292
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2487
    "inscrito_id" => 6682
    "titulo" => "DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RESSIGNIFICAÇÃO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO REMOTA, TECNOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLE ARAUJO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLE DUARTE"
    "autor_email" => "kamillearaujo12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68292
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2487
    "inscrito_id" => 6682
    "titulo" => "DESAFIOS DOS DOCENTES: AS DIFICULDADES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RESSIGNIFICAÇÃO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO REMOTA, TECNOLOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6682_01102020142727.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILLE ARAUJO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "KAMILLE DUARTE"
    "autor_email" => "kamillearaujo12@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO É UMA ÁREA DINÂMICA, QUE ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, UM DOS DESAFIOS DOCENTE É ESTÁ SEMPRE SE REINVENTANDO E RESSINIFICANDO SUA PRÁTICA PARA ACOMPANHAR ESSE DINAMISMO. TENDO COMO BASE A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA QUE ESTIMULA A AUTONOMIA E A LIBERDADE INTELECTUAL. ABORDA-SE ESSA TEMÁTICA LEVANTANDO DILEMAS E APONTANDO PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO, PROCURANDO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM UMA AMOSTRAGEM DE 30 PROFESSORAS/ES COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES E AS EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIRTUAIS POR ELAS/ES VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). NESTE TRABALHO OPTOU-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA-DESCRITIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA NOS DEPOIMENTOS DA/E PROFESSORAS/ES. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, O TRATAMENTO DOS DADOS FOI REALIZADO COM O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS, SUGERIDAS POR BARDIN. COMO RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES, IDENTIFICAMOS ALGUMAS LIMITAÇÕES QUE PREJUDICAM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE ESSE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO, SENDO APONTADA COMO MAIOR DELAS AS LIMITAÇÕES E ACESSO A INTERNET E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS QUE POSSIBILITEM OS ALUNOS PARTICIPAR DAS AULAS, E COM RELAÇÃO AS/OS DOCENTES QUE NÃO POSSUI UMA FORMAÇÃO ESPECÍFICA E OU TEMPO SUFICIENTE PARA DEDICAR-SE A UMA MODALIDADE DE ENSINO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESSA NOVA REALIDADE O PAPEL FUNDAMENTAL DESEMPENHADO PELA/O PROFESSORA/O, MAIS DO QUE NA SALA DE AULA CONVENCIONAL, É REALÇADO PELA SUA INTERVENÇÃO COMO MEDIADORA/O PEDAGÓGICA/O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.