SILVA, Geraldo Emanuel De Abreu. . Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72688>. Acesso em: 04/10/2024 19:49
A busca pela melhoria da competência leitora, ao longo do tempo, tornou-se objetivo no ensino do Brasil, isso influencia diversos estudos com foco em aportar metodologias e perspectivas teóricas que ofereçam caminho mais profícuos no que tange ao ensino de leitura. Essas perspectivas transitaram, ao longo de décadas, modelos instrumentais com foco na decodificação, até chegamos às teorias com foco no caráter social das práticas leitoras. Em vista disso, este trabalho aborda a Letramento Crítico enquanto perspectiva de ensino de leitura que se apresenta como um caminho viável para buscarmos, enquanto professores, desenvolver a criticidade em salas de aula e, consequentemente, a formação social e crítica dos alunos. No entanto, o termo Letramento Crítico ainda aparece como um conceito abstrato para alguns professores que apresentam dificuldades em aplicar suas premissas em atividades de leitura. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, apresentamos as bases do que concebemos como LC e, ademais, sustentamos que o alcance do Letramento Crítico em sala de aula pode dar-se a partir de um trabalho com foco em tarefas críticas, a serem alcançadas durante e após a leitura, conceito cuja elaboração se deu após pesquisa desenvolvida em 2018, com base na análise dos livros para o ensino do espanhol para brasileiro selecionados pelo PNLD em 2016. Ademais, afirmamos que a elaboração de atividades com foco nessas tarefas críticas apresentam-se como ferramentas mais eficazes para o alcance da criticidade. Acreditamos que esta proposta possa contribuir no momento da elaboração de materiais voltados para a leitura e também ser o estopim para que outras propostas venham à luz.