Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE UNVERSIDADE E ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8406
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1414
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE UNVERSIDADE E ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "A inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no chamado ensino regular é um desafio imenso para o professor que, na maioria das vezes não se sente preparado para lidar com tais experiências, cada dia mais comum na escola. No presente trabalho relatamos parte da nossa experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio em Campina Grande/PB, de acompanhamento de um aluno com necessidade educativa especial, realizado em parceira com Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Objetiva-se, portanto, destacar a contribuição do trabalho de orientação e acompanhamento desenvolvido junto ao aluno para que o mesmo possa avançar no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_18_43_idinscrito_1478_34068e1fa85fbf6799c085b21d9f0a12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA GOMES DE MORAIS CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL CABRAL"
    "autor_email" => "agilisabel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8406
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1414
    "inscrito_id" => 1478
    "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE UNVERSIDADE E ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "A inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no chamado ensino regular é um desafio imenso para o professor que, na maioria das vezes não se sente preparado para lidar com tais experiências, cada dia mais comum na escola. No presente trabalho relatamos parte da nossa experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio em Campina Grande/PB, de acompanhamento de um aluno com necessidade educativa especial, realizado em parceira com Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Objetiva-se, portanto, destacar a contribuição do trabalho de orientação e acompanhamento desenvolvido junto ao aluno para que o mesmo possa avançar no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva da educação inclusiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_13_18_43_idinscrito_1478_34068e1fa85fbf6799c085b21d9f0a12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA GOMES DE MORAIS CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL CABRAL"
    "autor_email" => "agilisabel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no chamado ensino regular é um desafio imenso para o professor que, na maioria das vezes não se sente preparado para lidar com tais experiências, cada dia mais comum na escola. No presente trabalho relatamos parte da nossa experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio em Campina Grande/PB, de acompanhamento de um aluno com necessidade educativa especial, realizado em parceira com Núcleo de Educação Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Objetiva-se, portanto, destacar a contribuição do trabalho de orientação e acompanhamento desenvolvido junto ao aluno para que o mesmo possa avançar no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva da educação inclusiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.