Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O PROJETO FOTOLIBRAS

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, FOTOLIBRAS, COMUNIDADE SURDA Pôster (PO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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    "resumo" => "A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O PROJETO FOTOLIBRASCharlene de Lima Alexandre da Silva UFRPE (charlene.limaalexandre@gamil.com)1Moizés Generino da Silva- UFRPE (professormoizesgenerino@hotmail.com)2                                      Mirameles Sabino da Silva _UFRPE (mirameles@gmail.com)³ O presente trabalho prima por discutir as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em detrimento do projeto FotoLibras, como eixo norteador para viabilizar propostas educacionais contemplando as identidades surdas e suas relações sociais. O objetivo deste trabalho é dialogar com as identidades surdas dentro do universo visual, em especial a fotografia, bem como divulgar o projeto citado anteriormente, visando uma aproximação e apreciação das percepções de mundo do sujeito Surdo. Todo educador tem em mente a seguinte afirmação: “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.” (FREIRE, 1996) e é perceptível que o vinculo entre a arte, educação e a fotografia são muito férteis, pois há vários recortes e analises que podem ser estabelecidas nessa temática. E o projeto FotoLibras surgiu com a ideia de criar possibilidades para surdos utilizarem a fotografia como ferramenta de expressão e comunicação. Desde 2007 o projeto vem se fortalecendo através de uma importante parceria entre os surdos da primeira turma do evento, que são multiplicadores, coordenadores e os fotógrafos ouvintes que atuam como educadores mentores destes jovens fotógrafos. No Brasil há cerca de 5.750.809 surdos, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. Em 2002, foi promulgada a Lei n° 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais–Libras como uma língua oficial do Brasil. Três anos depois, o Decreto n° 5.626, que regulamenta essa lei, tratou da garantia do direito à educação e à comunicação através da língua de sinais. Tanto a lei quanto o decreto representaram grandes conquistas para a comunidade surda.  A Libras é totalmente visual e ao mesmo tempo pouco vista e pouco conhecida. As mãos e os olhos são os principais atores neste processo, assim como na fotografia, que, por sua vez, pode ser igualmente produzida e contemplada por surdos ou ouvintes, em igualdade e condições.  Palavras-chave: Novas tecnologias da educação; FotoLibras; comunidade surda; educação inclusiva.  __________________________1 Primeira Autora é Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na modalidade a distância e é formada no curso Técnico Tradutor/ Intérprete de Libras  na Escola Técnica Almirante Soares Dutra. Praça Gen. Abreu e Lima, Santo Amaro, PE, CEP 50000-040.2 Segundo Autor Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia em Pedagogia- UFRPE.3 Terceira Orientadora é Pedagoga e Especialista em Psicopedagoga, tutora virtual Senasp/ UAB do curso de Pedagogia da Universidade Rural de Pernambuco. Rua Dom Manuel Medeiros, s/n, Recife, PE, CEP 52171-900."
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O PROJETO FOTOLIBRASCharlene de Lima Alexandre da Silva UFRPE (charlene.limaalexandre@gamil.com)1Moizés Generino da Silva- UFRPE (professormoizesgenerino@hotmail.com)2 Mirameles Sabino da Silva _UFRPE (mirameles@gmail.com)³ O presente trabalho prima por discutir as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em detrimento do projeto FotoLibras, como eixo norteador para viabilizar propostas educacionais contemplando as identidades surdas e suas relações sociais. O objetivo deste trabalho é dialogar com as identidades surdas dentro do universo visual, em especial a fotografia, bem como divulgar o projeto citado anteriormente, visando uma aproximação e apreciação das percepções de mundo do sujeito Surdo. Todo educador tem em mente a seguinte afirmação: “Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.” (FREIRE, 1996) e é perceptível que o vinculo entre a arte, educação e a fotografia são muito férteis, pois há vários recortes e analises que podem ser estabelecidas nessa temática. E o projeto FotoLibras surgiu com a ideia de criar possibilidades para surdos utilizarem a fotografia como ferramenta de expressão e comunicação. Desde 2007 o projeto vem se fortalecendo através de uma importante parceria entre os surdos da primeira turma do evento, que são multiplicadores, coordenadores e os fotógrafos ouvintes que atuam como educadores mentores destes jovens fotógrafos. No Brasil há cerca de 5.750.809 surdos, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua. Em 2002, foi promulgada a Lei n° 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais–Libras como uma língua oficial do Brasil. Três anos depois, o Decreto n° 5.626, que regulamenta essa lei, tratou da garantia do direito à educação e à comunicação através da língua de sinais. Tanto a lei quanto o decreto representaram grandes conquistas para a comunidade surda. A Libras é totalmente visual e ao mesmo tempo pouco vista e pouco conhecida. As mãos e os olhos são os principais atores neste processo, assim como na fotografia, que, por sua vez, pode ser igualmente produzida e contemplada por surdos ou ouvintes, em igualdade e condições. Palavras-chave: Novas tecnologias da educação; FotoLibras; comunidade surda; educação inclusiva. __________________________1 Primeira Autora é Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na modalidade a distância e é formada no curso Técnico Tradutor/ Intérprete de Libras na Escola Técnica Almirante Soares Dutra. Praça Gen. Abreu e Lima, Santo Amaro, PE, CEP 50000-040.2 Segundo Autor Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia em Pedagogia- UFRPE.3 Terceira Orientadora é Pedagoga e Especialista em Psicopedagoga, tutora virtual Senasp/ UAB do curso de Pedagogia da Universidade Rural de Pernambuco. Rua Dom Manuel Medeiros, s/n, Recife, PE, CEP 52171-900.

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