Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MASSARANDUBA – PB

Palavra-chaves: ANDRAGOGIA, EJA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8503
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 2779
    "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MASSARANDUBA – PB"
    "resumo" => "A Andragogia  diz respeito ao processo de ensino direcionado aos adultos, à luz de  Knowles (1970, p. 202), sendo definida como a arte e a ciência Destinada a auxiliá-los na aprendizagem, buscando considerar os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. Neste sentido, este trabalho de pesquisa  tem  como  finalidade investigar como está sendo promovido o  ensino  de química  voltado  para  a educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais da cidade de Massaranduba-PB,  situadas  na zona urbana ,  com  pretensão  de  servir  como  primeiro  diagnóstico,  incentivando  a  discussão  e a busca por formação continuada por partes dos profissionais  de química  para que assim multipliquem  o  conhecimento  andragógico e auxiliem melhor  na  formação  de jovens e adultos preparando-os devidamente para que sejam alfabetizados cientificamente para o exercício da cidadania, assim como fora citado por Pacheco, onde Considera  que  a  cidadania  se  refere  à  participação  dos  indivíduos  na  sociedade,  e que para  o mesmo ser um  cidadão  atuante  é  necessário  que  ele  disponha  de  informações  ( 2000, p.74).  Trata-se de um estudo de caso, que tem como método de procedimento o analítico descritivo partindo de uma abordagem quali-quantitativa. Foram entrevistados alunos que estudam nos 3 níveis do EJA e os professores de química atuantes na modalidade de ensino citada. Fica evidente na pesquisa que as escolas analisadas ainda estão muito distantes da realidade de se ensinar através dos princípios andragógicos, isso se deve a vários fatores: Falta de material didático adequado para o trabalho com este público, espaço físico, mão de obra qualificada, metodologia ultrapassada, entre outros.ABSTRACTThe andragogia concerns to the process of education directed to adults, being defined as the art and science destined to assist them in the learning process,taking into account the psycological,   biological and social aspects. In this sense, this research work has as purpose to investigate how is being promoted the Chemistry Education directed toward young and adults Education in two State schools of quarter Cruzeiro, situated in this city, with the claim to serve as first diagnosis,stimulating to quarrel and the search for continued formation from the Chemistry professionals so that they multiply the andragógico knowledge and assist in a better way the young and adults formation preparing them properly to be scientifically alphabetized for the exercise of the citizenship. This is a case study , that has as procedure the analytical description,starting from a quali-quantitative approach. Pupils who study in the three levels of the EJA and the operating Chemistry professors in the cited modality of education were interviewed. It is evident in the research that the analized schools still far from the reality of teaching through the andragógicos principles,this is due to some factors: Lack of adjusted didatic material to work with this public, physical space, qualified workmanship,exceeded methodology, among others. "
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ANDRAGOGIA, EJA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_22_15_idinscrito_2779_898548f745042cd8ef9e245187cb3961.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VIVÍ MARX"
    "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8503
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1969
    "inscrito_id" => 2779
    "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE MASSARANDUBA – PB"
    "resumo" => "A Andragogia  diz respeito ao processo de ensino direcionado aos adultos, à luz de  Knowles (1970, p. 202), sendo definida como a arte e a ciência Destinada a auxiliá-los na aprendizagem, buscando considerar os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. Neste sentido, este trabalho de pesquisa  tem  como  finalidade investigar como está sendo promovido o  ensino  de química  voltado  para  a educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais da cidade de Massaranduba-PB,  situadas  na zona urbana ,  com  pretensão  de  servir  como  primeiro  diagnóstico,  incentivando  a  discussão  e a busca por formação continuada por partes dos profissionais  de química  para que assim multipliquem  o  conhecimento  andragógico e auxiliem melhor  na  formação  de jovens e adultos preparando-os devidamente para que sejam alfabetizados cientificamente para o exercício da cidadania, assim como fora citado por Pacheco, onde Considera  que  a  cidadania  se  refere  à  participação  dos  indivíduos  na  sociedade,  e que para  o mesmo ser um  cidadão  atuante  é  necessário  que  ele  disponha  de  informações  ( 2000, p.74).  Trata-se de um estudo de caso, que tem como método de procedimento o analítico descritivo partindo de uma abordagem quali-quantitativa. Foram entrevistados alunos que estudam nos 3 níveis do EJA e os professores de química atuantes na modalidade de ensino citada. Fica evidente na pesquisa que as escolas analisadas ainda estão muito distantes da realidade de se ensinar através dos princípios andragógicos, isso se deve a vários fatores: Falta de material didático adequado para o trabalho com este público, espaço físico, mão de obra qualificada, metodologia ultrapassada, entre outros.ABSTRACTThe andragogia concerns to the process of education directed to adults, being defined as the art and science destined to assist them in the learning process,taking into account the psycological,   biological and social aspects. In this sense, this research work has as purpose to investigate how is being promoted the Chemistry Education directed toward young and adults Education in two State schools of quarter Cruzeiro, situated in this city, with the claim to serve as first diagnosis,stimulating to quarrel and the search for continued formation from the Chemistry professionals so that they multiply the andragógico knowledge and assist in a better way the young and adults formation preparing them properly to be scientifically alphabetized for the exercise of the citizenship. This is a case study , that has as procedure the analytical description,starting from a quali-quantitative approach. Pupils who study in the three levels of the EJA and the operating Chemistry professors in the cited modality of education were interviewed. It is evident in the research that the analized schools still far from the reality of teaching through the andragógicos principles,this is due to some factors: Lack of adjusted didatic material to work with this public, physical space, qualified workmanship,exceeded methodology, among others. "
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ANDRAGOGIA, EJA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_19_22_15_idinscrito_2779_898548f745042cd8ef9e245187cb3961.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "VIVÍ MARX"
    "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Andragogia  diz respeito ao processo de ensino direcionado aos adultos, à luz de Knowles (1970, p. 202), sendo definida como a arte e a ciência Destinada a auxiliá-los na aprendizagem, buscando considerar os aspectos psicológicos, biológicos e sociais. Neste sentido, este trabalho de pesquisa tem como finalidade investigar como está sendo promovido o ensino de química voltado para a educação de jovens e adultos em duas escolas estaduais da cidade de Massaranduba-PB, situadas na zona urbana , com pretensão de servir como primeiro diagnóstico, incentivando a discussão e a busca por formação continuada por partes dos profissionais de química para que assim multipliquem o conhecimento andragógico e auxiliem melhor na formação de jovens e adultos preparando-os devidamente para que sejam alfabetizados cientificamente para o exercício da cidadania, assim como fora citado por Pacheco, onde Considera que a cidadania se refere à participação dos indivíduos na sociedade, e que para o mesmo ser um cidadão atuante é necessário que ele disponha de informações ( 2000, p.74). Trata-se de um estudo de caso, que tem como método de procedimento o analítico descritivo partindo de uma abordagem quali-quantitativa. Foram entrevistados alunos que estudam nos 3 níveis do EJA e os professores de química atuantes na modalidade de ensino citada. Fica evidente na pesquisa que as escolas analisadas ainda estão muito distantes da realidade de se ensinar através dos princípios andragógicos, isso se deve a vários fatores: Falta de material didático adequado para o trabalho com este público, espaço físico, mão de obra qualificada, metodologia ultrapassada, entre outros.ABSTRACTThe andragogia concerns to the process of education directed to adults, being defined as the art and science destined to assist them in the learning process,taking into account the psycological, biological and social aspects. In this sense, this research work has as purpose to investigate how is being promoted the Chemistry Education directed toward young and adults Education in two State schools of quarter Cruzeiro, situated in this city, with the claim to serve as first diagnosis,stimulating to quarrel and the search for continued formation from the Chemistry professionals so that they multiply the andragógico knowledge and assist in a better way the young and adults formation preparing them properly to be scientifically alphabetized for the exercise of the citizenship. This is a case study , that has as procedure the analytical description,starting from a quali-quantitative approach. Pupils who study in the three levels of the EJA and the operating Chemistry professors in the cited modality of education were interviewed. It is evident in the research that the analized schools still far from the reality of teaching through the andragógicos principles,this is due to some factors: Lack of adjusted didatic material to work with this public, physical space, qualified workmanship,exceeded methodology, among others. 

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.