Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONCEITO SOBRE CIÊNCIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DR. DIONÍSIO DA COSTA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO FUNDAMENTAL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8504
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 3052
    "titulo" => "ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONCEITO SOBRE CIÊNCIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DR. DIONÍSIO DA COSTA"
    "resumo" => "Este trabalho objetivou realizar uma avaliação da percepção de alunos do ensino fundamental público sobre conceitos relacionados a ciências, assim como verificar o seu nível de interesse entre as ciências (química, física e biologia). A pesquisa foi realizada com 25 alunos do último ano do ensino fundamental da escola Dr. Dionísio da Costa, na cidade de Patos, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, constituído por cinco perguntas. De acordo com os resultados, observou-se que os alunos entrevistados apresentaram um conceito limitado do que é ciência. Eles revelaram não possuir conceitos interdisciplinares sobre ciências. Dentre as ciências abordadas no ensino fundamental (química, física e biologia), os alunos declararam ter mais afinidade com a biologia. O estudo de gênero reportou variação significativa nas respostas entre meninos e meninas somente no gosto pela física, cujos meninos demonstraram maior preferência por essa disciplina que as meninas entrevistadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO FUNDAMENTAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_17_11_26_idinscrito_3052_3e461dfa5baee705fa2101842d2c00ff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SOARES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SOARES"
    "autor_email" => "luciana-vaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8504
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 862
    "inscrito_id" => 3052
    "titulo" => "ANÁLISE DO INTERESSE E DO CONCEITO SOBRE CIÊNCIAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DR. DIONÍSIO DA COSTA"
    "resumo" => "Este trabalho objetivou realizar uma avaliação da percepção de alunos do ensino fundamental público sobre conceitos relacionados a ciências, assim como verificar o seu nível de interesse entre as ciências (química, física e biologia). A pesquisa foi realizada com 25 alunos do último ano do ensino fundamental da escola Dr. Dionísio da Costa, na cidade de Patos, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, constituído por cinco perguntas. De acordo com os resultados, observou-se que os alunos entrevistados apresentaram um conceito limitado do que é ciência. Eles revelaram não possuir conceitos interdisciplinares sobre ciências. Dentre as ciências abordadas no ensino fundamental (química, física e biologia), os alunos declararam ter mais afinidade com a biologia. O estudo de gênero reportou variação significativa nas respostas entre meninos e meninas somente no gosto pela física, cujos meninos demonstraram maior preferência por essa disciplina que as meninas entrevistadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO FUNDAMENTAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_17_11_26_idinscrito_3052_3e461dfa5baee705fa2101842d2c00ff.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA SOARES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SOARES"
    "autor_email" => "luciana-vaz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho objetivou realizar uma avaliação da percepção de alunos do ensino fundamental público sobre conceitos relacionados a ciências, assim como verificar o seu nível de interesse entre as ciências (química, física e biologia). A pesquisa foi realizada com 25 alunos do último ano do ensino fundamental da escola Dr. Dionísio da Costa, na cidade de Patos, Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, constituído por cinco perguntas. De acordo com os resultados, observou-se que os alunos entrevistados apresentaram um conceito limitado do que é ciência. Eles revelaram não possuir conceitos interdisciplinares sobre ciências. Dentre as ciências abordadas no ensino fundamental (química, física e biologia), os alunos declararam ter mais afinidade com a biologia. O estudo de gênero reportou variação significativa nas respostas entre meninos e meninas somente no gosto pela física, cujos meninos demonstraram maior preferência por essa disciplina que as meninas entrevistadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.