Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO, SURDOS Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8558
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2148
    "inscrito_id" => 612
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "A história da educação especial no Brasil vem sendo marcada pela presença das instituições escolares especializadas, sendo as primeiras iniciativas para o atendimento a pessoas com deficiência. No âmbito das políticas públicas educacionais, percebe-se nos últimos anos, um aumento quantitativo do acesso de crianças e jovens com deficiência que vem tendo acesso á educação básica, mas algumas pesquisas tem apontado que este ensino não tem proporcionado aos estudantes um atendimento adequado com condições de permanência destes sujeitos no espaço escolar. Sabe-se que a proposta de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, direciona grande parte da responsabilidade para a escola, atribuindo a esta,  a tarefa de desenvolver educação inclusiva que atenda a todos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar entre os professores, as limitações no processo de escolarização de pessoas surdas em uma escola especializada do município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. O público alvo foram 15 professores que fazem parte do corpo docente da escola. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário aberto. A pesquisa encontra-se em fase inicial de estudo. Os primeiros resultados apontam que os professores encontram dificuldades para executar o trabalho com pessoas surdas, destacando como limitações: a falta de espaço físico e material pedagógico, apoio da família no sentido de trazer regularmente o educando para a escola, falta de concentração dos alunos, entre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_47_34_idinscrito_612_94da4e9e7ddefec9315e9e95288b0926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA NUNES SIMÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA NUNES"
    "autor_email" => "amandaquimica@r7.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8558
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2148
    "inscrito_id" => 612
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA ESPECIALIZADA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "A história da educação especial no Brasil vem sendo marcada pela presença das instituições escolares especializadas, sendo as primeiras iniciativas para o atendimento a pessoas com deficiência. No âmbito das políticas públicas educacionais, percebe-se nos últimos anos, um aumento quantitativo do acesso de crianças e jovens com deficiência que vem tendo acesso á educação básica, mas algumas pesquisas tem apontado que este ensino não tem proporcionado aos estudantes um atendimento adequado com condições de permanência destes sujeitos no espaço escolar. Sabe-se que a proposta de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, direciona grande parte da responsabilidade para a escola, atribuindo a esta,  a tarefa de desenvolver educação inclusiva que atenda a todos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar entre os professores, as limitações no processo de escolarização de pessoas surdas em uma escola especializada do município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. O público alvo foram 15 professores que fazem parte do corpo docente da escola. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário aberto. A pesquisa encontra-se em fase inicial de estudo. Os primeiros resultados apontam que os professores encontram dificuldades para executar o trabalho com pessoas surdas, destacando como limitações: a falta de espaço físico e material pedagógico, apoio da família no sentido de trazer regularmente o educando para a escola, falta de concentração dos alunos, entre outros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_23_47_34_idinscrito_612_94da4e9e7ddefec9315e9e95288b0926.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA NUNES SIMÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA NUNES"
    "autor_email" => "amandaquimica@r7.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A história da educação especial no Brasil vem sendo marcada pela presença das instituições escolares especializadas, sendo as primeiras iniciativas para o atendimento a pessoas com deficiência. No âmbito das políticas públicas educacionais, percebe-se nos últimos anos, um aumento quantitativo do acesso de crianças e jovens com deficiência que vem tendo acesso á educação básica, mas algumas pesquisas tem apontado que este ensino não tem proporcionado aos estudantes um atendimento adequado com condições de permanência destes sujeitos no espaço escolar. Sabe-se que a proposta de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, direciona grande parte da responsabilidade para a escola, atribuindo a esta, a tarefa de desenvolver educação inclusiva que atenda a todos. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar entre os professores, as limitações no processo de escolarização de pessoas surdas em uma escola especializada do município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. O público alvo foram 15 professores que fazem parte do corpo docente da escola. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário aberto. A pesquisa encontra-se em fase inicial de estudo. Os primeiros resultados apontam que os professores encontram dificuldades para executar o trabalho com pessoas surdas, destacando como limitações: a falta de espaço físico e material pedagógico, apoio da família no sentido de trazer regularmente o educando para a escola, falta de concentração dos alunos, entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.