Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID

Palavra-chaves: DISCURSO DO WHATSAPP, OFICINA DO PIBID, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8635
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 3704
    "titulo" => "DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID"
    "resumo" => "A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DISCURSO DO WHATSAPP, OFICINA DO PIBID, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_35_35_idinscrito_3704_85cd9998ecbc5d54ea555c6ea3eac1e2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOCENILTON COSTA"
    "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA LEITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8635
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 687
    "inscrito_id" => 3704
    "titulo" => "DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID"
    "resumo" => "A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "DISCURSO DO WHATSAPP, OFICINA DO PIBID, LEITURA E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_35_35_idinscrito_3704_85cd9998ecbc5d54ea555c6ea3eac1e2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOCENILTON COSTA"
    "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c"
    "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA LEITE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.