Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇAO DOCENTE PARA INCLUSÃO DIGITAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Vivemos em uma realidade marcada cada vez mais pela presença das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). Essas novas tecnologias têm-se constituído como suporte estratégico e fundamental para os diversos setores da sociedade moderna, inclusive para o campo da educação no que se refere ao processo de aquisição de conhecimentos. Essas novas tecnologias têm provocado o fenômeno da chamada exclusão digital, na medida em que limita ao seu acesso por muitos dos alunos da escola pública e da sociedade, em geral. Vários fatores contribuem para provocar esse fenômeno, comprometendo o pleno desenvolvimento educacional dos alunos. O governo tem oferecido programas de inclusão digital através de políticas educacionais para esse fim. São políticas que tentam atacar o problema da exclusão digital por vários lados. Existem programas destinados à formação continuada para professores que favorecem o domínio do conhecimento no uso de tecnologias digitais. Existem programas destinados à distribuição de computadores para os alunos na escola. Há programas destinados ao acesso amplo à internet, como também há programas que viabilizam o acesso à rede de TV na escola. Porém, o que vemos é que nem todas as escolas estão inseridas nesses programas. Desse modo resta saber como tem se efetivado essa inclusão na realidade escolar, uma vez que nem todas as escolas participam ou mesmo as que participam nem sempre conseguem êxito. O que se pode levantar como hipótese de trabalho é que os problemas enfrentados pelo fenômeno da exclusão digital necessariamente podem não estar apenas relacionados com a falta de programas na escola de forma mais ampla, já que, nem sempre há a inclusão digital desejada naquelas que participam desses programas. Para se ter uma melhor ideia dos motivos que geram a exclusão digital nas escolas se organizou uma pesquisa bibliográfica e documental para estudar com maior aprofundamento o que tem registrado a literatura especializada sobre os resultados da inclusão digital nas escolas públicas propiciados por tais programas. O presente trabalho vem expor alguns dos resultados já registrados nessa pesquisa.

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