Esta pesquisa tem como norte investigar, objetivamente qual o nível de eficácia das aplicações dos acordos método-pedagógicos aplicados na sala de aula, em situações de ocorrências reais administrados por agentes lotados no 6º BPM. Neste trabalho torna-se latente o discurso de como melhor aplicar a malha curricular dos profissionais de Segurança Pública do Estado da Paraíba sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, ao qual aborda o processo de resolução de conflitos através da intervenção mediadora em conflitos de convivência. A metodologia aplicada baseou-se em revisões bibliográficas e documentais, obtendo-se através da análise dos Boletins de Ocorrências do tipo poluição sonora, oriundas de um universo de 3.900 exarados entre os anos de 2002 e 2014, na cidade de Cajazeiras-PB, constatando-se uma redução de 23% da judicialização dos casos, resultando na melhoria do atendimento de ocorrências que necessitam de uma intervenção mediadora entre os envolvidos. Por causa disto, houve uma quebra do estereótipo do policial despreparado, violento e opressor. Pois, diante desta intervenção preconiza-se um outro sujeito idissiocrático e respeitador aos Direitos Humanos, longe dos estereótipos citados por de Michel Foucault e Ludwig.