Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8974
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 1251
    "titulo" => "O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID - aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘'anula'' nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate e algumas cenas do filme americano (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de LE, assim construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Oliveira (2014), Scolon e Scolon (1995), Lima (2009) e Bakhtin (1997)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_43_12_idinscrito_1251_263d7026a81641e7f4662601b6ce3c7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS"
    "autor_nome_curto" => "CILENE MOREIRA"
    "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8974
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 909
    "inscrito_id" => 1251
    "titulo" => "O CINEMA AMERICANO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NOVAS PROPOSTAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID - aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘'anula'' nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate e algumas cenas do filme americano (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de LE, assim construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Oliveira (2014), Scolon e Scolon (1995), Lima (2009) e Bakhtin (1997)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "ASPECTOS INTERCULTURAIS, CINEMA, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_22_43_12_idinscrito_1251_263d7026a81641e7f4662601b6ce3c7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE MOREIRA EVANGELISTAS"
    "autor_nome_curto" => "CILENE MOREIRA"
    "autor_email" => "cilenem15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este estudo é um relato de experiência de docentes em progresso, integrantes do PIBID - aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira-PB. O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência cultural americana através do cinema no Brasil, com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e sua compreensão da influência estrangeira; se a consideram positiva ou negativa e principalmente se esta ‘'anula'' nossa identidade cultural em detrimento de valores culturais americanos. A metodologia consistiu na aplicação da atividade em duas aulas. Utilizamos um pequeno texto, que norteou um debate e algumas cenas do filme americano (The Truman Show). Ambas as atividades envolveram a realidade do aluno. Os resultados foram positivos. Os alunos mostraram compreender que a influência cultural americana em nosso país tanto pode ser negativa quanto positiva. O processo intercultural faz com que agreguemos valores de outras culturas à nossa, todavia, de maneira alguma anula nossa própria identidade cultural, sendo esta intrínseca à comunidade local. Os alunos também compreenderam que, diante de um mundo globalizado, torna-se inevitável não sofrermos influências externas. Concluímos que trabalhar aspectos relacionados à interculturalidade em sala de aula é uma oportunidade de integrar o aluno cada vez mais no ensino de LE, assim construindo e estimulando o conhecimento através da mediação cultural. Como embasamento teórico utilizamos estudos de Oliveira (2014), Scolon e Scolon (1995), Lima (2009) e Bakhtin (1997).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.