Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Faz-se necessário uma análise dos fatos referentes à educação voltada para as pessoas surdas, muito vêm sendo discutido e diversas indagações permeiam o ambiente escolar em busca de respostas ou meios que realmente tornem esses alunos inclusos e participantes ativos da comunidade escolar. Apesar da abrangência e do destaque que o tema em questão vem ganhando, de sua legalização ou obrigatoriedade de se fazer presente no plano pedagógico de todas as instituições, existe uma grande recusa ou até mesmo preconceito por parte da grande massa ouvinte para com a minoritária classe dos surdos. Ainda é comum observamos em nosso dia a dia, em nosso meio social, situações em que os surdos são menosprezados, deixados de lado como meros pedaços de papel, e há recusa dos alunos e até dos próprios professores nas salas de aula em interagir com essas pessoas, de terem contato, se aproximar e até mesmo profanar coisas e os julgarem como incapazes. Este trabalho busca promover e\ou compreender as nuances que permeiam o âmbito da educação para surdos, as principais relações e\ou situações que estes enfrentam e as dificuldades em seu processo de ensino e aprendizagem, da aquisição de línguas e do processo de letramento. Procuramos também, investigar os diferentes elementos e aspectos que indicam qual a melhor maneira para alcançar esses objetivos. Como procedimento metodológico adotado nessa pesquisa para fins de análise dos conteúdos, aplicamos questionários aos alunos da FUNAD - Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência na cidade de João Pessoa - PB, fazendo-se assim uma abordagem qualitativa. Para fundamentar nossa pesquisa contamos com dados coletados em livros de autoria de Surdos e não surdo através da Pesquisa Bibliográfica. Desde a regulamentação e\ou a partir do momento em que surgiram as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB \ 96 que regulariza e fundamentam à educação para pessoas com deficiência. Novos olhares são lançados para esse público minoritário e buscado meios que facilite o acesso á educação dessas pessoas, essas discussões vem ganhado um espaço diferenciado nas escolas regulares e na formação dos professores. Dos autores estudados para fundamentar a pesquisa levamos em consideração os estudos de Quadros (1997), Strobel (2009), Rodrigues (2006), Perlin (2004), etc. Os autores surdos trabalhados são as provas do quanto eles são capazes de terem uma formação de qualidade e podem atingir um elevado nível de conhecimentos, bem como terem uma vida normal.

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