Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9081
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1897
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_15_06_41_idinscrito_729_e27108b45a5313944b48fb73d69624ea.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA VELOZO"
    "autor_email" => "adriana.vel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9081
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1897
    "inscrito_id" => 729
    "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, GRÁFICOS DE FUNÇÕES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_15_06_41_idinscrito_729_e27108b45a5313944b48fb73d69624ea.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA VELOZO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA VELOZO"
    "autor_email" => "adriana.vel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

É evidente a importância do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, pois tais recursos contribuem de forma muito significativa no auxilio aos alunos, no que diz respeito à verificação e interpretação dos conceitos matemáticos estudados. A partir daí, é fundamental destacar a importância de se utilizar recursos inovadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois sabemos que os alunos desta modalidade enfrentam muitas dificuldades no ensino de um modo geral, dificuldades como a forma mecânica e repetitiva que os conteúdos são apresentados, a falta de estrutura das escolas, a ausência do uso de recursos didáticos (SOGLIA e SANTOS, 2010), entre outros. Sendo assim, é importante utilizar recursos inovadores que transformem o dia a dia da sala de aula de Matemática, e proporcionem aos alunos uma maior motivação e interesse em estudar. Portanto, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar as potencialidades do uso do software GeoGebra na Educação Matemática de Jovens e Adultos, na construção e interpretação dos gráficos das funções afim e quadrática.A partir das dificuldades apresentadas por alunos da EJA, no estudo de conceitos das funções afim e quadrática, desenvolveremos a pesquisa trabalhando a construção dos gráficos das funções afim e quadrática utilizando o software GeoGebra. A pesquisa será dividida em dois momentos, no primeiro, apresentaremos de forma expositiva as definições, casos particulares, propriedades, entre outros conceitos das funções que aqui destacamos, em seguida, apresentaremos o software GeoGebra, explicando os principais comandos que serão utilizados nesta pesquisa, e após a explicação, construiremos no software, o gráfico da função afim, explorando sua definição, propriedades, crescimento, decrescimento e estudo do sinal. No segundo momento, construiremos o gráfico da função quadrática, explorando sua definição, intersecções com os eixos, imagem e estudo do sinal, e por fim serão feitas algumas considerações sobre as contribuições deste software para o estudo das funções afim e quadrática.Como resultado desta pesquisa, esperamos que os alunos da EJA compreendam melhor os conceitos envolvidos no estudo das funções afim e quadrática, e superem suas dificuldades no que diz respeito a construção e interpretação dos gráficos destas funções. É importante destacar o quanto o trabalho com um software de matemática dinâmica pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz no estudo de funções, pois o software permite uma melhor visualização e verificação dos conceitos estudados, permitindo a manipulação dos elementos do objeto em estudo. Portanto, é importante dar aos alunos a oportunidade de manipular os objetos de estudo, levando-os a explorarem os conceitos matemáticos de uma maneira diferenciada e mais motivadora.Em meio a tantos recursos inovadores existentes, é de fundamental importância levar para sala de aula métodos que auxiliem e motivem os alunos a estudarem Matemática, pois é preciso tentar sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos da EJA. Dessa forma, é importante que o professor busque inovações que favoreçam o ensino aprendizagem da Matemática e que também proporcionem uma melhor interação por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.