Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇAO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, CRIANÇA Pôster (PO) A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9104
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2025
    "inscrito_id" => 2302
    "titulo" => "OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇAO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_15_12_idinscrito_2302_fb6a41acdfc712546e10506bbdf6d275.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHYARA LAYSE DE FRANÇA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "NAHYARA FRANÇA"
    "autor_email" => "nahyaralayse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9104
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2025
    "inscrito_id" => 2302
    "titulo" => "OS SONS DA NATUREZA NA EDUCAÇAO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_15_12_idinscrito_2302_fb6a41acdfc712546e10506bbdf6d275.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHYARA LAYSE DE FRANÇA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "NAHYARA FRANÇA"
    "autor_email" => "nahyaralayse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência desenvolvida durante o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia da UFPB, enfatizando a importância da música para as crianças da Educação Infantil. A música está presente em diversas situações da vida humana, entrando as crianças em contato com a cultura musical desde muito cedo; através da linguagem musical, que se traduz em diferentes formas sonoras, que podemos ser capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio (RCNEI, 1998). Esse trabalho, realizado com crianças da pré-escola de uma Instituição do Município de João Pessoa, teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de escutar das crianças envolvidas. Sendo assim, buscamos levar para as crianças uma história que versava sobre os sons da natureza (sons que os animais emitem a água e o vento), bem como foram utilizados diversos sons que cotidianamente escutamos como o dos transportes como buzina de carro, sirene da ambulância e da polícia, etc. Ao final, levamos folha oficio para que as crianças desenhassem o que ouviram da história e dos sons a que tiveram acesso. De acordo com tudo o que foi feito pôde-se observar que as crianças reconheciam os sons que lhes foram passados, podendo apresentar através do desenho e expressões corporais os diversos sons emitidos. Durante o trabalho realizado com as crianças pudemos compreender que é de suma importância a criação de um ambiente favorável, sendo a música e os diferentes sons que nos rodeia, um importante aliado para que a criança se desenvolva de forma espontânea e integralmente. É substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, devendo o profissional que atua na Educação Infantil procurar inserir em suas atividades com a música, jogos e brincadeiras diversas, envolvendo seus alunos em situações que possam se expressar livremente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • TERESA DOMINOT

    Como acessar esse artigo por inteiro? seria muito util ao meu tcc. aqui só tem o resumo

    19/03/2021 20:34:53

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.