Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES EM SAÚDE: UM DIÁLOGO PROFÍCUO

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho diz respeito a imersão profícua do pensamento e prática do grande educador Paulo Freire junto as novas práticas educativas populares da saúde pública brasileira. Tal perspectiva Freireana, ao longo dos últimos anos, vem apresentando propostas inovadoras para serem trabalhadas dentro do contexto da saúde pública com vistas a valorização do ser humano enquanto sujeito ativo, autônomo, responsável por sua própria vida, nos âmbitos pessoal, profissional e/ou comunitário. Neste sentido, apresento o elemento do autocuidado como uma característica destacável no campo das práticas educativas populares em saúde à luz de Paulo Freire. Tal elemento foi desenvolvido a partir de uma formação educativa em saúde que foi realizada com profissionais de saúde, por meio de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, no município de João Pessoa através da Secretaria de Saúde. Como resultados, pode-se observar que o elemento do autocuidado se apresentou como fundante dentro de uma perspectiva já defendida por Paulo Freire, juntamente com outras categorias por ele esboçadas, dentre elas: a autonomia, responsabilização, emocionalidade, transformação, liberdade. Vê-se então que as práticas educativas em saúde alicerçadas a pedagogia Freiriana estão promovendo transformações amplas no fazer saúde em nossa contemporaneidade.

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