Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROINFO E A INCLUSÃO DIGITAL NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: POLíTICAS EDUCACIONAIS, INCLUSãO DIGITAL, FORMAçãO DOCENTE Pôster (PO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Nas sociedades modernas atuais nos encontramos em plena era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) onde convivemos com novas formas de adquirir conhecimento por meio do acesso e uso dos recursos digitais. Esta realidade, obviamente, se vê nas escolas, onde os alunos que nasceram no início do novo milênio, considerados nativos digitais, têm um maior domínio e conhecimento dessas tecnologias. Porém, nem todos os alunos se encontram incluídos nessa realidade. E isso afeta de maneira significativa os processos de inclusão social. Os professores, considerados imigrantes digitais, na maioria das vezes, também excluídos desse processo por várias razões, não oferecem, em sala de aula, práticas pedagógicas inclusivas. Desse modo, temos uma realidade escolar de exclusão desse processo no nível dos professores e alunos. Preocupado com a exclusão digital e buscando maneiras de acelerar o processo de inclusão digital de professores e alunos, o governo tem oferecido já algum tempo vários programas destinados a esse fim. Alguns desses programas são: DVD Escola; TV Escola; Rádio Escola; RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) e o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação). Esse último, tem como objetivo favorecer formação continuada para professores da rede pública. Essa formação visa incluir o professor no mundo digital para que em sala de aula ele faça a inclusão do aluno. Mas a questão é saber se esse programa tem realmente conseguido a inclusão digital dos alunos. Para responder a essa questão está em andamento uma pesquisa qualitativa que busca conhecer, primeiramente, através de pesquisa bibliográfica e documental como o tema está sendo abordado. Em um segundo momento, através de observação em salas de aula de professores de escolas públicas, que já passaram pela formação do PROINFO ou que estão com a formação em curso na cidade de Campina Grande, e de entrevistas com os demais sujeitos envolvidos nesse processo, tais como professores, diretores, etc. se de fato está havendo inclusão digital por parte dos alunos. Ao término dessa pesquisa em andamento, se pretende informar ao público, em geral, sobre o alcance da inclusão digital advinda dos esforços do PROINFO. Porém, para o presente momento, pretende-se apresentar ao público os primeiros resultados sobre o estudo do tema, feito a partir das pesquisas bibliográficas, que envolveram estudos de teses e dissertações sobre o assunto, além da leitura de artigos científicos e livros referentes a essa temática. Também foram estudados documentos oficiais referentes às políticas de inclusão digital para escola pública brasileira traduzidos em programas oficiais que buscam a inclusão digital.

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