Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA: ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS

Palavra-chaves: TERMODINÂMICA, ANIMAÇÕES, FÍSICA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9278
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2060
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => "UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA: ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS"
    "resumo" => "O uso de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Fundamentado em: Bezerra (2009), Gonçalves (2006), Leite (2000) e Lajolo (1996), os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos dos cursos de graduação, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes quadro, giz e palavras.Palavras-chave: Termodinâmica, Animações, Física.AbstractThe use of computational tools to help the teaching of physics has been increasingly required, considering the new society, school and student profile. Based on Lajolo (1996), Leite (2000), Gonçalves (2006) and Bezerra (2009), the computational resources can promote in the teaching-learning process of physics new ways of teaching, learning and thinking, regarding the most varied resources and their flexibility. Considering the contextualization presented, as well as the perspective of promoting teaching-learning of thermodynamics for the students from the graduation course, this work aims at elaborating virtual and interactive animations, of easy understanding. The motivation of this work emerged from the necessity of presenting a solution that can minimize the problems presented in the teaching-learning process of physics, turning the process into an efficient one, so that the students understand it as a process of knowledge construction. The interactive virtual animations were elaborated with the use of Power Point, since it offers great advantage, for being easy to handle, besides requiring small quantity of memory for the storage – which does not make it slow while visualized. They present an interface with simple resources, being added with only one click by its user. The animations totalize 16 (sixteen) and they are valuable for turning the processes which are not easy to be seen and described through the use of board, chalk and words into visible processes.Key-words: Thermodynamics, Animations, Physics."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TERMODINÂMICA, ANIMAÇÕES, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_16_22_idinscrito_1882_a98603d8fcde8b124acf5e7c7e923445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR"
    "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9278
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2060
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => "UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA: ANIMAÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS"
    "resumo" => "O uso de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Fundamentado em: Bezerra (2009), Gonçalves (2006), Leite (2000) e Lajolo (1996), os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos dos cursos de graduação, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes quadro, giz e palavras.Palavras-chave: Termodinâmica, Animações, Física.AbstractThe use of computational tools to help the teaching of physics has been increasingly required, considering the new society, school and student profile. Based on Lajolo (1996), Leite (2000), Gonçalves (2006) and Bezerra (2009), the computational resources can promote in the teaching-learning process of physics new ways of teaching, learning and thinking, regarding the most varied resources and their flexibility. Considering the contextualization presented, as well as the perspective of promoting teaching-learning of thermodynamics for the students from the graduation course, this work aims at elaborating virtual and interactive animations, of easy understanding. The motivation of this work emerged from the necessity of presenting a solution that can minimize the problems presented in the teaching-learning process of physics, turning the process into an efficient one, so that the students understand it as a process of knowledge construction. The interactive virtual animations were elaborated with the use of Power Point, since it offers great advantage, for being easy to handle, besides requiring small quantity of memory for the storage – which does not make it slow while visualized. They present an interface with simple resources, being added with only one click by its user. The animations totalize 16 (sixteen) and they are valuable for turning the processes which are not easy to be seen and described through the use of board, chalk and words into visible processes.Key-words: Thermodynamics, Animations, Physics."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TERMODINÂMICA, ANIMAÇÕES, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_22_16_22_idinscrito_1882_a98603d8fcde8b124acf5e7c7e923445.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BOSCO ABRANTES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR"
    "autor_email" => "jbaj25@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O uso de ferramentas computacionais para auxiliar no ensino da física é algo cada vez mais exigido devido ao novo perfil de sociedade, escola e aluno. Fundamentado em: Bezerra (2009), Gonçalves (2006), Leite (2000) e Lajolo (1996), os recursos computacionais podem promover no processo de ensino e aprendizagem da física, novas formas de ensinar, aprender e pensar tendo em vista os mais variados recursos e sua flexibilidade. Mediante o exposto e na perspectiva de promover um processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da termodinâmica para alunos dos cursos de graduação, este trabalho tem como finalidade elaborar animações virtuais e interativas, de fácil compreensão. A motivação desse trabalho surgiu da necessidade, de apresentar uma solução que pode minimizar os problemas apresentados no processo de ensino e aprendizagem da física e tornar processo mais eficiente para que os alunos o entendam como um processo de construção do conhecimento. As animações virtuais interativas foram elaboradas com o programa Power Point, por oferecer grade vantagem por ser fácil de manusear, além de exigir pouca memória para seu armazenamento o que não o torna lento quando for ser visualizado. Apresentam uma interface com recursos simples, sendo acionada com apenas um clique pelo o usuário. As animações constam-se no total de 16 (dezesseis) e são valiosas no sentido em que elas tornam visíveis os processos que não são fáceis de serem vistos e descritos mediantes quadro, giz e palavras.Palavras-chave: Termodinâmica, Animações, Física.AbstractThe use of computational tools to help the teaching of physics has been increasingly required, considering the new society, school and student profile. Based on Lajolo (1996), Leite (2000), Gonçalves (2006) and Bezerra (2009), the computational resources can promote in the teaching-learning process of physics new ways of teaching, learning and thinking, regarding the most varied resources and their flexibility. Considering the contextualization presented, as well as the perspective of promoting teaching-learning of thermodynamics for the students from the graduation course, this work aims at elaborating virtual and interactive animations, of easy understanding. The motivation of this work emerged from the necessity of presenting a solution that can minimize the problems presented in the teaching-learning process of physics, turning the process into an efficient one, so that the students understand it as a process of knowledge construction. The interactive virtual animations were elaborated with the use of Power Point, since it offers great advantage, for being easy to handle, besides requiring small quantity of memory for the storage – which does not make it slow while visualized. They present an interface with simple resources, being added with only one click by its user. The animations totalize 16 (sixteen) and they are valuable for turning the processes which are not easy to be seen and described through the use of board, chalk and words into visible processes.Key-words: Thermodynamics, Animations, Physics.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.