Resumo Trabalho

ESCOLA REGIONAL DE MERITI: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E O CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1921-1959)

Autor(es): VINICIUS KAPICIUS PLESSIM, JONATHAN MACHADO DOMINGUES

O estudo tem como objetivo apresentar a trajetria da histria da profisso docente a partir da Escola Regional de Meriti, escola est dirigida por Armanda lvaro Alberto e classificada na historiografia da educao brasileira como escolanovista. No intuito de se estudar a profissionalizao docente tenciona analisar a importncia do professor na construo do projeto escolar, identificando seus saberes e ofcios ensinados no espao escolar. Para alm do escolanovismo, busca-se ainda entrecruzar a histria da instituio escolar visando compreender a reorganizao do campo educacional brasileiro. Como recorte temporal o trabalho compreende o perodo de 1921 ano de fundao da Escola Proletria de Meriti na Baixada Fluminense at 1959 dado a importncia deste ano para a educao brasileira por meio da formao do manifesto do Mais uma Vez Convocados. O artigo justifica-se pela sua insero no campo da histria da profisso docente na Baixada Fluminense, rea est ainda pouco explorada na pesquisa acadmica. Neste sentido, procuramos dialogar com a histria local e a historiografia da educao brasileira, no sentido de corroborar novas produes no campo. A inexistncia de trabalhos que abordam os docentes da escola, nos levam a responder as inquietaes problematizadas na pesquisa.

Veja o artigo completo: PDF