Resumo Trabalho

MEMÓRIA AFETIVA E O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR BASEADOS NA PRODUÇÃO DE MAQUETES

Autor(es): AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA

A Biologia Celular e Molecular requer grande poder de abstrao dos alunos do ensino mdio e corriqueiramente mal compreendida quando calcada num ensino livresco tradicional. O presente trabalho objetivou investigar se a utilizao de uma metodologia alternativa de aprendizagem, atravs da construo de maquetes, contribuiu para que alunos do ensino mdio pudessem superar possveis dificuldades inerentes aos contedos dessa disciplina atravs de um processo pedaggico afetivo. Atravs de um questionrio os discentes relacionaram a atividade com maquetes a uma memria afetiva positiva, vinculando a atividade com aspectos ldicos e facilitadores da aprendizagem, alm de mencionarem a importncia do trabalho ter ocorrido de modo colaborativo e na relao professor- aluno. Pode-se concluir que levar em conta tais aspectos possibilita orientar professores na elaborao de estratgias didticas mais eficazes e em intervenes que considerem a importncia da afetividade junto aos alunos no ensino da Biologia Celular e Molecular.

Veja o artigo completo: PDF