Resumo Trabalho

TRABALHO COLABORATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

Autor(es): FABIANNA SANTANA MOÇO

Este trabalho apresenta um relato de experincia acerca de uma proposta de trabalho colaborativo entre professora de educao fsica e intrprete de Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS - de uma escola pblica estadual de ensino fundamental no municpio de Muqui-ES, que teve o intuito de criar condies pedaggicas adequadas incluso de aluno com deficincia auditiva nas aulas de Educao Fsica Escolar. Metodologicamente, a estruturao do trabalho deu-se pelo estabelecimento de parceria de trabalho, pela pesquisa, planejamento, elaborao e execuo de prticas pedaggicas inclusivas e humanizadoras por meio de atividades para educao fsica escolar, com observao, registro e anlise sobre participao de aluno com Deficincia Auditiva (D.A) durantes as aulas de Educao Fsica, sob atuao/ orientao do intrprete de LIBRAS. Ao proporcionar a mediao da comunicao do educando com D.A, tendo a lngua de sinais como requisito primordial no processo de ensino-aprendizagem, o intrprete de LIBRAS favorece a incluso do aluno surdo nas aulas de educao fsica. Este tipo de trabalho tambm cria possibilidades de sucesso dos professores frente difcil tarefa pedaggica inclusiva ao superar situaes que no so capazes quando esto sozinhos, trabalhando de forma independente, sem as fundamentais mediaes do intrprete de LIBRAS.

Veja o artigo completo: PDF