Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CENTRADA NA ESCOLA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autor(es): JUDENILSON TEIXEIRA AMADOR

O texto tem objetivo saber sobre os sentidos e significados da formao continuada de professores centrada na escola como um mecanismo para a melhoria da prtica pedaggica de professores dos anos finais do ensino fundamental. Prticas sobre a formao continuada so recorrentes na educao brasileira direcionada aos professores, no entanto pesquisas vem mostrando que os modelos de formao que ainda hoje so direcionadas aos professores concentram-se em um modelo clssico de formao direcionado por universidades ou secretarias de educao. E contrapondo-se a essa pratica surge modelos diferenciados que levam em considerao aos saberes e necessidades dos professores, um desses modelos a formao centrada na escola. Em seus depoimentos, os professores relatam ganhos positivos com relao ao programa de formao na escola: aumento da autoestima; reconhecimento dos alunos que aprenderam os contedos e se mostraram mais motivados a estudar; confiana em sua capacidade de criar novas estratgias de ensino, de forma autnoma. Os resultados indicam que uma modalidade de formao continuada que considera o dia-a-dia das salas de aula e o professor como autor e pesquisador de seu saber e fazer docente revela-se um caminho promissor para o desenvolvimento profissional docente.

Veja o artigo completo: PDF