Resumo Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

Autor(es): DÉBORA ARAÚJO LEAL, JANETE MOURA TEIXEIRA, VERÔNICA ALVES DOS SANTOS CONCEIÇÃO

Este artigo prope-se a traar reflexes sobre o Servio Social na Educao e a Incluso escolar de educandos com deficincia. Esta uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de metodologia de anlise de contedo. Historicamente o processo de incluso social e educacional tem repercusso global e luta pela garantia dos direitos a educao de qualquer pessoa independente de sua condio sociocultural, biolgica ou psicolgica, isto , todos e todas tm direito a educao seja qual for a sua diferena ou diversidade. Nesse sentido nosso trabalho ao debruar-se sobre o servio social na educao e a incluso escolar de educandos com deficincia objetiva provocar reflexo crtica, a fim de ultrapassar as ideias e modelos preconcebidos. A educao especial precisa extrapolar limites, ser ousada, subversiva e reavivar a aptido e a vocao de educar. Deste modo, o debate gerado entre todos os envolvidos do Centro de Educao Bsica da Universidade Estadual de Feira de Santana e as demais pessoas responsveis pelo Servio Social na Educao e em particular por pensar as questes da Educao Especial num contexto inclusivo. Neste estudo, em que se buscou por meio da escuta das vozes das educadoras, analisar como a temtica vem sendo incorporadas nas prticas pedaggicas, foi possvel conhecer e retratar a linguagem e as prticas institucionais presentes nesta instituio. A transversalizao do tema um discurso oficial imposto por uma poltica educacional de mbito nacional, porm, nas suas estruturas organizacionais ainda no foi incorporada de fato. Observa-se que vem sendo feito um investimento na perspectiva de insero desses do Assistente Social na instituio, principalmente no sentido de acompanhar as crianas com deficincia.. Entretanto, estas ferramentas no tem sido suficientes para impactar positivamente tal proposta. Em relao s educadoras, verificou-se que h um melhor entendimento e apreenso das propostas dos PCNs possivelmente por estarem mais prximas s polticas do MEC e caracterizarem-se como elementos responsveis pela implementao das mesmas. Palavras-chave: , , .

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