Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE: A ESCOLA REGIONAL DE MERITI NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1921-1954)

Autor(es): VINICIUS KAPICIUS PLESSIM, JONATHAN MACHADO DOMINGUES

O artigo tem como objetivo analisar as confluncias envolvendo a histria local e a histria da educao brasileira, a partir da profisso docente na Escola Regional de Meriti, instituio esta localizada na Baixada Fluminense, no municpio de Duque de Caxias. Neste ponto, tencionamos compreender como a prtica do magistrio est intrinsecamente ligada ao meio social na qual estava inserida. Adotamos como referencias no estudo, uma anlise epistemolgica por meio dos conceitos de Habitus e Campos apresentados por Bourdieu (1989). A profisso docente atravs do modelo de Antonio Nvoa (1991) torna-se um balizador na construo do trabalho, pois nos permite compreender o carter histrico e social do magistrio na escola. Como marco temporal de anlise, o artigo inicia a sua reflexo em 1921, marco inaugural da escola e sua atuao na sociedade meritiense. Como ponto final do estudo, direcionamos o ano de 1954, tendo em vista, que o perodo marcou a entrada da docente Martha Ignez Rossi na instituio escolar, atuando de forma conjunta com a diretora Armanda lvaro Alberto. Os relatrios anuais da escola tornam-se as fontes utilizadas neste ensaio, pois nos permite compreender a trajetria de consolidao do magistrio na escola e na sociedade.

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