Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA-DOCUMENTAL, NO PERIÓDICO REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP) DE 1980 A 2016: O TERMO EJA NA PERSPECTIVA DO DIREITO À EDUCAÇÃO.

Autor(es): MARCIA ARAÚJO RIBEIRO LIMA e orientado por SIOMARA BORBA

O presente trabalho um recorte de pesquisa de tese de doutoramento em andamento que, instrumentalizada pela pesquisa bibliogrfica-documental, realiza um mapeamento de artigos que discutem a temtica EJA nas pesquisas em Educao, publicadas no peridico RBEP de 1980 a 2016. O texto apresenta a identificao do descritor direito educao nas pesquisas sobre EJA, fundamentado pelos pesquisadores no aporte legal e democrtico em artigos publicados no peridico RBEP no perodo recortado. Reflete sobre a referida identificao a partir das concepes, dos debates e das pesquisas registradas pelos autores dos artigos selecionados, e discute a temtica dialogando com o aporte legal da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948, da Constituio de 1988, da LDBEN 9.394/96, das Conferncias Internacionais e com autores como Freire (1979), Paiva (2007) entre outros. Conclui questionando o contexto poltico da educao atual que se vale de reformas perversas para interditar os sujeitos educandos da EJA a acessarem esse direito, mediante a reflexo/defesa de uma EJA dialgica, democrtica, conscientizadora, libertadora e emancipadora pautada no direito educao, no respeito diversidade dos sujeitos e na perspectiva de educao ao longo da vida, do nascimento ao tmulo.

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