Resumo Trabalho

"TEM ESCOLA NO HOSPITAL?" : A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE PEDAGÓGICO HOSPITALAR.

Autor(es): TYARA CARVALHO DE OLIVEIRA e orientado por ALLAN ROCHA DAMASCENO

Esse texto amplia a reflexo a respeito da formao de professores, em um contexto social de demandas mltiplas, redefinindo espaos de atuao. Dentre estes, as Classes Hospitalares. Aprofundar a reflexo e o conhecimento sobre a Classe Hospitalar enquanto campo de atuao docente justifica-se na medida em que se observa certo desconhecimento a respeito dos aspectos conceituais e terico-metodolgicos que envolvem essa modalidade de ensino. A relevncia de estudos neste campo relaciona-se com a possibilidade de desvelar para os Cursos de Formao de professores, um universo tanto conceitual quanto de atuao. O professor de classe hospitalar desempenha um papel de mediador entre a criana e o hospital; para a criana ou adolescente hospitalizado, o contato com o professor e com a classe hospitalar uma oportunidade de ligao com os padres da vida cotidiana e com a vida em casa e na escola. Acrescenta-se ser indispensvel o conhecimento das patologias mais frequentes na unidade hospitalar em que atua para saber dos limites clnicos do paciente-aluno. Da a necessidade de um preparo pedaggico, associado a uma orientao pedaggica especifica ao campo de atuao da classe hospitalar. Quanto ao perfil pedaggico educacional, torna-se relevante adequao realidade hospitalar, o respeito s potencialidades do aluno, motivando e facilitando sua incluso no contexto escolar hospitalar. Tal incluso implica estmulo criana, tendo o conhecimento como elo entre o desejo de saber e a superao do distanciamento entre as necessidades curriculares e o ambiente hospitalar.

Veja o artigo completo: PDF