Resumo Trabalho

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS: A INCLUSÃO ATRÁS DOS MUROS

Autor(es): AMANDA FIGUEIREDO MARCELLO, FELIPE VIEIRA DA SILVA AMARAL

O presente estudo busca relatar as experincias de estgio em duas escolas regulares, uma privada e uma pblica, na Zona Norte do municpio do Rio de Janeiro, no perodo em que essas escolas se adaptavam para receber seus primeiros alunos includos na educao infantil. A proposta questionar a funo da escola para a formao social do sujeito e entender a importncia da formao inicial e continuada docente. Compreendendo que a educao mais do que um repasse do saber cientifico, a base da construo de um cidado que no apenas esteja na sociedade, mas faa parte efetiva dela. Utilizamos como material terico a Poltica Nacional da educao especial na Perspectiva da educao inclusiva, dialogando com autores sociointeracionistas, que abordam a construo do conhecimento atravs das relaes e aportes tericos sobre a educao inclusiva e especial. A metodologia do estudo foi estruturada a partir das vivncias onde as dificuldades foram apontadas nas prticas pedaggicas cotidianas. Nos levando a refletir a necessidade de repensar o currculo escolar. Defendendo sempre, que todos possuem o mesmo direito a aprender, tendo suas limitaes respeitadas. O resultado apresentado nos incentiva a reformular a cada dia a nossa prtica, pesquisando e construindo um caminho melhor. Percebendo cada ser, como nico e capaz, respeitando seu processo de aprendizagem, valorizando as interaes sociais e as adaptaes pedaggicas necessrias nos diversos contextos.

Veja o artigo completo: PDF