Resumo Trabalho

PERSPECTIVAS PARA A VIDA ADULTA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NO COTIDIANO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autor(es): ANNIE GOMES REDIG, CRISTINA ANGÉLICA AQUINO DE CARVALHO MASCARO, VANESSA CABRAL DA SILVA PINHEIRO, VANÊSSA LIMA DO NASCIMENTO e orientado por ANNIE GOMES REDIG

A escola na atualidade demanda transformaes no currculo, estratgias pedaggicas e formao de recursos humanos para atender a diversidade existente. E um dos desafios concernente a escolarizao da pessoa com deficincia est relacionado ao momento ps-escola. Por isso, a presente investigao tem como objetivo analisar as pesquisas publicadas nos anais do VII Congresso Brasileiro de Educao Especial e X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educao Especial, no eixo temtico de nmero dez Educao Especial, Profissionalizao, Programa de Transio, Trabalho. Consideramos fundamental analisar os artigos deste eixo temtico, pois foi a primeira vez que surgiu neste evento uma rea de discusso com a concepo da transio escolar para o mundo do trabalho, vide a importncia deste tema na atualidade. Os artigos selecionados e analisados apontam para a necessidade de novas investigaes, alm de desdobramentos das que j foram realizadas no mbito da transio para o mundo do trabalho e da profissionalizao da pessoa com deficincia. As reflexes sobre esta temtica, colaboram no sentido de avanarmos em pesquisas e estudos que contemplem aes que favoream o desenvolvimento e autonomia destes estudantes visando sua transio para a vida adulta e mundo do trabalho.

Veja o artigo completo: PDF