Resumo Trabalho

FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES PARA A EJA: CONTRIBUIÇÕES EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Autor(es): JAQUELINE LUZIA DA SILVA, JANAHINA DE OLIVEIRA BATISTA, JUSSARA SOARES CAMPOS LEITE e orientado por JAQUELINE LUZIA DA SILVA

O presente trabalho tem por objetivo investigar a importncia da formao inicial de profissionais para atuarem na Educao de Jovens e Adultos (EJA), buscando-se analisar a prtica da disciplina de EJA, as principais discusses fomentadas nas aulas com os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e as aprendizagens construdas no decorrer da disciplina. Para atingir esse objetivo, so trabalhadas as principais concepes que norteiam o campo da EJA na atualidade, marcado pela destituio de direitos e por polticas efmeras e descomprometidas com a realidade dos sujeitos da EJA. Alm disso, so trazidas as impresses e avaliaes dos alunos e das alunas que cursaram a disciplina. Os principais resultados apontam importantes aprendizagens construdas pelos estudantes sobre a Educao de Jovens e Adultos e as especificidades desta modalidade.

Veja o artigo completo: PDF