Resumo Trabalho

A DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO MORAL E CONSTRUÇÃO DE VALORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE EMENTAS DE DISCIPLINAS DE CURSOS DE PEDAGOGIA

Autor(es): GABRIELLA DE SOUZA EBELING, SANDRELENA DA SILVA MONTEIRO e orientado por SANDRELENA DA SILVA MONTEIRO

O presente trabalho tem como objetivo buscar indcios da discusso sobre a temtica desenvolvimento moral e construo de valores em cursos de Pedagogia, a partir da anlise de ementas de disciplinas que potencialmente poderiam trazer essa discusso. Foram analisadas ementas de cursos de Pedagogia de nove Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. Como suporte para essa anlise foi utilizado a perspectiva metodolgica do Paradigma Indicirio proposto por Carlo Ginzburg (1989). Ao analisar as ementas, encontrou-se em apenas uma ementa, indcios da discusso da temtica do desenvolvimento moral e da construo de valores na criana. No entanto, deixa-se em aberto a expectativa de que apesar de no ser encontrada de forma mais explicita nas ementas das disciplinas, essa temtica se constitua em questo abordada pelos programas, planejamento e desenvolvimento das mesmas. Esta anlise que ainda no foi realizada. Ressalta-se a necessidade de que tal questo seja contemplada nos cursos de formao inicial de professores, visando uma construo e tomada de conscincia quanto aos valores que fundamentam seu modo de ser e estar no mundo, de forma que tambm possam se ocupar desta dimenso no trabalho com de seus alunos.

Veja o artigo completo: PDF