Resumo Trabalho

VALORES QUE FUNDAMENTAM A FORMAÇÃO DE GRUPOS PARA ATIVIDADES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es): SANDRELENA DA SILVA MONTEIRO, FLÁVIA ALVES BONSANTO, JÉSSICA DA SILVA GALVÃO e orientado por SANDRELENA DA SILVA MONTEIRO

Ao estudarmos a possibilidade de construo de uma aprendizagem cooperativa no espao escolar, encontramos em Jean Piaget fundamentos que indicam as atividades em grupos como sendo estratgias privilegiada para alcanar a construo da autonomia moral e intelectual dos alunos. a partir desta premissa que se constituiu esta pesquisa, da qual trazemos aqui os primeiros movimentos. O trabalho aqui apresentado traz algumas anlises feitas a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Educao Fsica, e que tiveram como objetivo conhecer como esses professores organizam os alunos para as atividades em grupos, que valores fundamentam suas escolhas e decises ao proporem estas atividades e, ainda, se eles tm conscincia destes valores presentes em suas prticas e de seu papel na dinmica da aula. A proposta do Paradigma Indicirio de Ginzburg foi utilizada como aporte metodolgico. Uma rpida incurso na conversa com estes professores, apesar de ainda muito insipiente para qualquer tomada de deciso, j nos sinaliza para a necessidade de uma formao inicial e continuada que se constitua enquanto espao e tempo de reflexo da prpria ao, ou ainda, de uma formao que objetive o sinalizado por Becker como sendo a constituio de um professor pesquisador. Pensar uma educao que se queira inclusiva tambm pensar uma formao de professores que contemple, em seu movimento formativo autonomia intelectual, moral e construo de valores inclusivos.

Veja o artigo completo: PDF