Resumo Trabalho

FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL EM ALFABETIZAÇÃO

Autor(es): MÔNICA FREITAS OLIVEIRA e orientado por PAULO PIRES DE QUEIROZ

Este artigo difunde os resultados de uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo a respeito de temas pertinentes alfabetizao. A reflexo inicia apresentando um histrico a respeito da formao docente no Brasil, at chegar legislao que ampara e define a formao atual. Localiza temporalmente os aspectos dessa formao em relao aos estudos do fracasso escolar, trazendo a contribuio de Emlia Ferreiro no que tange alfabetizao. Partindo desses referenciais tericos, o artigo se debrua sobre a seguinte questo: Como o pedagogo em formao inicial compreende a sua qualificao para o exerccio da docncia em alfabetizao na escola bsica? Por meio da abordagem de dados obtidos atravs de entrevistas estruturadas com alunos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), o estudo discute a formao e prtica do profissional alfabetizador nos dias de hoje. Em termos gerais, o trabalho assinala a importncia de questes como a diferenciao e a articulao dos conceitos de alfabetizao e letramento para o desenvolvimento de uma capacitao e uma prtica profissional de maior qualidade na escola bsica.

Veja o artigo completo: PDF