Resumo Trabalho

UM ESTUDO SOBRE O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM CAMPUS DO IFRJ

Autor(es): GIOVANA DA SILVA CARDOSO, GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO, MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL, CAROLINA GOMES DE SOUZA

A Educao Inclusiva determina uma renovao do nosso sistema escolar. Pressupe a formao docente e a organizao das escolas para garantir o direito de todos educao. Demanda um novo olhar para a formao de professores, novas prticas pedaggicas, novas formas de relao professores-alunos-contedos, novas formas de organizao dos espaos escolares. A Educao Inclusiva antes de tudo uma questo de direitos humanos, j que defende que no se pode segregar a nenhuma pessoa como consequncia de sua deficincia, de sua dificuldade de aprendizagem, do seu gnero ou mesmo se esta pertencer a uma minoria tnica (seria algo que iria contra os direitos humanos). Mas como esse processo ocorre junto aos docentes do IFRJ? Como percebem o significado de Educao Inclusiva? O presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepes dos docentes de um campus do IFRJ em relao ao conceito de Educao Inclusiva. O intuito desta investigao que a partir da identificao do que representa a Educao Inclusiva para este grupo possamos pensar formas de contribuir para a formao continuada docente no prprio campus. E, ainda, oportunizar um movimento reflexivo que culmine na eliminao de entendimentos equivocados e possibilite aes de fato inclusivas na prtica docente. Organizamos este estudo da seguinte forma: num primeiro momento apresentaremos uma parte terica com o significado de Educao Inclusiva com base na Declarao de Salamanca de 1994. Em seguida apresentaremos os procedimentos metodolgicos para a realizao da investigao junto aos docentes. Logo aps, apresentamos as percepes dos docentes sobre o tema proposto e, por fim, as consideraes finais.

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