Resumo Trabalho

DANÇA POPULAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: EM BUSCA DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autor(es): LERRINE MARIE TÁBATA CARVALHO SCHILDBERG e orientado por RACHEL DUARTE ABDALA

A dana uma das manifestaes mais antigas presentes na humanidade; nas memrias dos corpos que danam so traduzidas formas de ser e estar dos indivduos. Ressalta-se tambm sua presena nos documentos que compem os currculos nos ambientes educacionais. Apesar da importncia desta inter-relao entre a dana e o contexto educacional, esta possibilidade pedaggica ainda pouco utilizada como estratgia de ensino, fator determinante para a efetivao deste estudo que teve como lcus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional local da regio do Vale do Paraba. Esse Mestre da cultura popular desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dana popular e nos pressupostos necessrios para que essa ao se consolide nos ambientes formais de ensino.A presente pesquisa resultado de uma dissertao de mestrado, que trata da relevncia da disseminao das danas populares como agentes colaboradores no processo de desenvolvimento humano e valorizao da cultura popular. Esse estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso utilizou como fontes orais: entrevistas do gnero histria de vida com o Mestre da cultura, tambm a histria oral temtica com um diretor e professor de uma instituio de ensino na qual o Mestre da cultura efetuou uma oficina cultural de dana popular; utilizada ainda, a anlise de documentos provenientes do sistema educacional brasileiro, bem como a anlise de materiais fotogrficos. Espera-se com o estudo suscitar a reflexo acerca da importncia do dilogo entre cultura e educao, sendo a dana um campo polissmico de conhecimento.

Veja o artigo completo: PDF