Resumo Trabalho

CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE HORÁRIO INTEGRAL

Autor(es): FERNANDA VIANNAY SIQUEIRA DOS SANTOS, PAULO PIRES DE QUEIROZ e orientado por PAULO PIRES DE QUEIROZ

O presente estudo buscou explorar a confluncia entre o Atendimento Educacional Especializado, a educao infantil e as polticas pblicas que lhe concernem. O interesse em investigar esta temtica surge da necessidade, vivenciada na prtica educativa cotidiana, de compreender como a Sala de Recursos e, consequentemente, o Atendimento Educacional Especializado se materializa enquanto poltica pblica na educao infantil, das Unidades Municipais de Educao de Niteri. Considerando que entre as polticas pblicas de AEE e a realidade do cotidiano escolar h grandes descompassos, a investigao objetivou produzir um livro informativo/ educativo sobre o Atendimento Educacional Especializado na educao infantil. Para isso, lanamos mo da abordagem metodolgica formulada pelo ingls Stephen Ball, que se sustenta numa triangulao de dados obtidos por meio de observaes, entrevistas e anlises documentais, na tentativa de compreender o ciclo de polticas pblicas do AEE e suas implicaes no municpio de Niteri. A apreciao dos resultados assinala sete aspectos cruciais relativos ao AEE da/na educao infantil. Mesmo enfrentando mazelas lamentveis, a pesquisa indicou que as professoras entrevistadas conseguem propor prticas educativas que contribuem com o desenvolvimento psquico e social de seus alunos. Diante do quadro, espera-se que a publicao, resultante da investigao, se converta num importante instrumento de conscientizao de professores, gestores, familiares e outros atores sociais sobre a urgncia de se reestruturar o AEE na educao infantil como uma esfera inclusiva.

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