Resumo Trabalho

A DEMONIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autor(es): JOYCIMAR LEMOS BARCELLOS ZEFERINO

Este artigo parte da pesquisa desenvolvida no mbito do Mestrado em Educao intitulada Entre dilogos e silenciamentos: o que dizem os professores sobre a religio no cotidiano das escolas, defendida no Programa de Ps-Graduao em Educao da PUC-Rio. A pesquisa teve como objetivo compreender, a partir da concepo de professores que atuam nas sries iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, como a religio se expressa no cotidiano escolar. Os entrevistados fazem parte de trs grupos: professores de ensino religioso, professores polivalentes cujas turmas tm aulas de ensino religioso e professores polivalentes cujas turmas no tem aulas de ensino religioso. Na pesquisa a questo da intolerncia com os praticantes das religies de matriz afro-brasileira ganhou bastante notoriedade. Este texto visa apresentar os resultados e anlises desta temtica a partir dos conceitos de preconceito, discriminao e intolerncia e discutir, ainda, o processo que leva demonizao do desconhecido. Por fim, discute-se os desdobramentos dessas temticas no contexto das escolas pblicas e aponta caminhos possveis para a conduo do trabalho docente.

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