Resumo Trabalho

ENSINO DE MAGNETISMO. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INCLUSIVA E INVESTIGATIVA.

Autor(es): SANDRO SOARES FERNANDES, ALINE GUILHERME PIMENTEL e orientado por DEISE MIRANDA VIANNA

Neste trabalho apresentamos uma proposta didtica para o ensino dos conceitos iniciais de magnetismo, que apresenta um carter inclusivo e valoriza o ensino por investigao. O roteiro da atividade foi aplicado em turmas de terceira srie do ensino mdio, de uma escola pblica federal do Rio de Janeiro, em que havia alunos cegos, de baixa viso e videntes. Durante a aplicao da atividade, todos os alunos videntes da turma estavam com os olhos vendados, de modo que a viso no fosse um fator facilitador para resolver as situaes problemas. Alguns dados foram coletados e anlises iniciais mostraram que a proposta valorizou os processos de argumentao, os problemas foram resolvidos de forma colaborativa, hipteses foram levantadas e os conceitos de fsica, envolvendo campo magntico e fora magntica, foram assimilados de forma satisfatria.

Veja o artigo completo: PDF