Resumo Trabalho

MENDEL: DAS ERVILHAS AOS BOTÕES DA INCLUSÃO.

Autor(es): PRISCILLA DE CÁSSIA FERREIRA CARDOSO e orientado por DIAMAR COSTA PINTO

Diante do crescente nmero de matrculas de alunos com deficincia visual nas escolas e da dificuldade apresentada pelos docentes em trabalharem de forma conjunta com a classe, especificamente na matria de Biologia, o presente trabalho, apresenta de forma didtica uma estratgia que visa facilitar o processo ensino-aprendizado dentro de sala de aula. Utilizando tabuleiros de feltro, botes e material de apoio em braile, apresentamos de uma forma ttil conceitos abstratos que so utilizados dentro da gentica, tais como genes, gametas, homozigoto e heterozigoto, gentipo e fentipo. Durante a aplicao da atividade coletamos alguns dados e os resultados preliminares analisados foram satisfatrios. Percebemos o envolvimento dos alunos durante a realizao da atividade, os processos de argumentao foram valorizados e os conceitos envolvendo as leis de Mendel foram assimilados de forma satisfatria.

Veja o artigo completo: PDF