Resumo Trabalho

POSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS NA PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autor(es): DANIEL VIEIRA SILVA e orientado por IVANILDO AMARO DE ARAÚJO

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2015 e 2017, pelo Programa de Ps Graduao em Educao, Cultura e Comunicao (PPGECC/UERJ), onde foram investigadas as possibilidades, desafios e potncias na produo de prticas pedaggicas voltadas para a discusso das temticas relacionadas gnero e sexualidade no espao escolar. A partir dos relatos e experincias de quatro professoras da rede municipal de Nova Iguau, municpio da regio metropolitana do estado do Rio de Janeiro, foi possvel perceber elementos que diferenciam as prticas produzidas por essas professoras a partir do olhar atento para as questes de violncia, marginalizao e produo de desigualdade frente s percepes e performances de gnero e sexualidade. Inicialmente, sero apresentadas algumas reflexes sobre as relaes de gnero e sexualidade na escola, e em seguida nos aproximaremos das possibilidades na produo de prticas pedaggicas que se coloquem como ferramentas de questionamento e enfrentamento da violncia e marginalizao.

Veja o artigo completo: PDF