Resumo Trabalho

CONTEÚDOS NEGLIGENCIADOS NO ENSINO MÉDIO: MOVIMENTO ABOLICIONISTA NA PROVÍNCIA DO CEARÁ

Autor(es): JUSSARA MARQUES DE MACEDO, MATHEUS DO NASCIMENTO SANTOS

O Ensino Mdio no Brasil tem se constitudo, principalmente a partir do processo de democratizao da sociedade, numa correlao de foras entre a burguesia e a classe trabalhadora numa disputa em torno da educao de carter dualista, ou seja, uma formao tcnica profissionalizante para a frao mais pobre da classe trabalhadora e uma formao de carter propedutico para frao economicamente favorecida. Objetiva-se nesse artigo, discutir a Reforma do Ensino Mdio por meio da Lei 13.415/17 e o lugar do ensino de histria. A metodologia pautou-se no materialismo histrico dialtico, com vistas a alcanar a essncia do fenmeno por meio de suas especificidades. Trata-se de uma pesquisa de carter bibliogrfico por meio de fontes primrias e secundrias cujo referencial emprico foi Movimento Abolicionista na Provncia do Cear em 1884. Os resultados alcanados so de que a recente Reforma do Ensino Mdio ao garantir a obrigatoriedade apenas do ensino de portugus e matemtica impede que adolescentes e jovens em formao tenham acesso aos conhecimentos historicamente construdos, para se formarem enquanto sujeitos crticos. Conclui-se, portanto, que trata-se na verdade de uma contrarreforma do Ensino Mdio uma vez que foram garantidos os interesses da burguesia, materializado no desejo dos empresrios, em detrimento dos interesses da classe trabalhadora o que deve levar que docentes e estudantes se unam em defesa de uma educao pblica, gratuita e de qualidade, indispensvel formao do sujeito emancipado.

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