Resumo Trabalho

A ENTRADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC: ALGUMAS QUESTÕES PARA ANÁLISE.

Autor(es): MARIANA FARIA OLIVA

O presente estudo inicial e apresenta questes sobre a Educao Infantil, a alfabetizao precoce e o Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa (PNAIC) e, ainda, acrescenta a abordagem do ciclo de polticas de Stephen Ball. A Educao Infantil passa a fazer parte da educao bsica, a partir da impementao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB (1996). O espao da Educao Infantil pode proporcionar inmeras relaes e interaes importantes para o desenvolvimento da criana pequena, alm de promover brinquedos e brincadeiras, elementos de grande relevncia na infncia, pois pelo brincar que as crianas compartilham seus valores culturais, expressam ideias, aprendem a socializar, cooperar, tomar decises entre outros. A cultura oral e escrita deve estar presente nessa fase da educao, mas a finalidade no sua aprendizagem em si, ou seja, a finalidade da Educao Infantil no deve ser a alfabetizao. O PNAIC surge com o objetivo de alfabetizar todas as crianas at os 8 anos de idade, no final do 3 ano do ensino fundamental. Mesmo estando no mbito das polticas educacionais para o ensino fundamental, em 2017, a Educao Infantil includa no programa. Dessa forma, a inteno usar a abordagem do ciclo de polticas de Ball, como referencial terico-analtico, para analisar questes dessa poltica no que tange a Educao Infantil e como esse programa vem sendo implementado nas creches e pr-escolas.

Veja o artigo completo: PDF