Resumo Trabalho

TEATRO COMO PRÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor(es): VINÍCIUS BOROVOY SANTANA e orientado por ILYDIO PEREIRA DE SÁ

Teatro e matemtica seriam caminhos distintos do conhecimento? Imagine conciliar a didtica da matemtica e trabalhar os conceitos da mesma, com a construo junto aos participantes de um raciocnio com o qual possam ser compreendidos contedos de forma ldica e prazerosa. Esta a proposta da oficina intitulada Dramatemtica, a qual foi ministrada no I Seminrio de Educao Matemtica do Colgio Estadual Hebe Camargo para professores de Matemtica da Educao Bsica. A oficina objetiva apresentar conceitos bsicos de teatro e jogos cnicos que envolvam Matemtica, propiciando aos seus participantes a interao e as liberdades necessrias para a experincia pessoal, o desenvolvimento de habilidades, criatividade e conhecimentos matemticos. Obtivemos um feedback bastante positivo dos participantes, os quais, apesar da insegurana inicial, conseguiram aderir ao que foi proposto, esquecendo a imposio do certo ou errado e deixando fluir cada estmulo apresentado.

Veja o artigo completo: PDF