Resumo Trabalho

O ENSINO DE HISTÓRIA EM QUESTÃO: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EM SALA DE AULA.

Autor(es): MYCHELYNE BARROS COSTA FERREIRA, FABIO LOBÃO MARQUES DOS SANTOS

Resumo: O presente artigo foi concebido a partir de uma proposta de estudo e reflexo sobre o ensino de Histria na Educao Bsica atravs de uma pesquisa baseada no levantamento bibliogrfico de obras referenciais concernentes ao campo investigativo da histria ensinada. Um processo gestado pela seguinte indagao: Quais so os temas recorrentes no cenrio atual da disciplina de Histria e que impactam diretamente a prtica cotidiana do exerccio docente? Para tanto, aps uma breve contextualizao do campo do ensino de histria no Brasil, nosso trabalho organiza-se dividido em quatro tpicos cada vez mais presentes no cotidiano da sala de aula do profissional da rea de histria: 1) a escrita da histria escolar; 2) a utilizao didtica de fontes histricas; 3) as diferentes linguagens no ensino da histria; 4) a atual discusso sobre o tempo presente nas salas de aula. Em cada um deles, procuramos examinar as contribuies tericas existentes para analisar o que vem sendo dito a esse respeito. O objetivo capital, por conseguinte, visa elaborao de um panorama analtico contributivo para uma efetiva prtica reflexiva nas salas de aula da educao bsica.

Veja o artigo completo: PDF