Resumo Trabalho

UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO EM FÍSICA

Autor(es): MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL, ALINE TIARA MOTA, DOUGLAS BEATRIZ FERREIRA, JANINE DE SOUZA SALVADO e orientado por GLAUCE CORTÊZ PINHEIRO SARMENTO

Dada a importncia do conhecimento fsico no contexto social, cientfico e tecnolgico, o ensino da Fsica vem deixando de se concentrar nica e exclusivamente na memorizao de frmulas e algoritmos de resoluo de exerccios. Nos ltimos anos, as pesquisas em ensino de Fsica tm procurado ressignificar esta disciplina, apresentando-a em um novo contexto da sala de aula. Assim, esta deve ser pensada como um elemento fundamental para a compreenso no mundo de hoje. Neste sentido, avaliar a aprendizagem do contedo da disciplina uma etapa fundamental por parte do professor, pois fornecer uma viso mais ampla de como os alunos desenvolvem suas competncias e habilidades referentes rea de Cincias da Natureza. Este estudo faz parte de um projeto mais amplo e tem como objetivo analisar as formas de avaliao de um professor de um colgio Municipal de Volta Redonda na disciplina de Fsica no Ensino Mdio. O projeto se justifica pela necessidade de compreender o contexto do processo de avaliao e refletir sobre essa realidade para se promover aes diferenciadas. Para consecuo dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados no cotidiano da escola atravs de entrevista com o docente, que ministra a disciplina para todas as turmas do 1 ao 3 ano do Ensino Mdio no colgio, e anlise de seu instrumento avaliativo, enfocando como se desenvolve o processo avaliativo. Os dados coletados receberam tratamento qualitativo, pela anlise da relao entre as entrevistas e os pressupostos tericos escolhidos para fundamentar o trabalho.

Veja o artigo completo: PDF