Resumo Trabalho

DESCOBRINDO, NA PRÁTICA, PARA QUE SERVE UMA ESCOLA

Autor(es): ADRIANA PEREIRA DA CUNHA DE MENDONÇA SALIM

O artigo tem como objetivo apresentar o registro da elaborao de uma Proposta de Educao em Tempo Integral para o Ciclo de Alfabetizao, desenvolvida, na Escola Municipal Professor Nilton Costa Pereira de So Thiago E. M. Professor Nilton So Thiago. Ele retrata a realidade, pela tica da ento Coordenadora de Educao Integral da Secretaria de Educao, tambm Diretora da unidade escolar em questo, hoje Mestre em Educao pela Universidade Catlica de Petrpolis, baseado em observao, participao, pesquisa documental e bibliogrfica. Nele est relatada a experincia da equipe gestora da escola, constituda por professores da rede municipal de ensino de Petrpolis com o objetivo de, por meio de uma Gesto Democrtica, desenvolver e implantar uma Proposta Pedaggica inovadora. A E. M. Professor Nilton So Thiago, foi inaugurada em 21 de maio de 2016 e para ela convergiram as comunidades escolares de quatro unidades municipais de seu entorno. Sua implantao gerou tenses e conflitos de interesses que me remeteram ao artigo de Young (2007) intitulado: Para que Servem as Escolas?. Esta unidade escolar, hoje, o nico espao educacional municipal que atende comunidade de Nogueira, bairro de Petrpolis/RJ, no mbito do Ensino Fundamental. O atendimento feito em perodo parcial e/ou integral, do 4 perodo da Educao Infantil ao 9 ano do Ensino Fundamental.

Veja o artigo completo: PDF