Resumo Trabalho

INDAGAÇÕES DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO: DIALOGIA NO ENSINO MÉDIO?

Autor(es): JASMIN STARIOLO, BERNARDO LEIVAS DE ALMEIDA e orientado por MÁRCIA MARIA E SILVA

No decorrer das aulas de didtica, ministradas pela professora Mrcia Maria e Silva da Universidade Federal Fluminense, no segundo perodo do ano de 2017, um grupo foi se formando, um grupo no qual passou a ver a educao por diferentes ngulos. Quantas vezes, enquanto alunos, somos instigados a ouvir nossa prpria voz? A educao tradicional segue um monlogo, no qual, apenas a voz do professor ouvida e os alunos devem segui-la. A falta de autoconfiana por parte dos alunos e confiana entre todos impede o desenvolvimento de um grupo e com isso apenas uma voz ouvida e todas as outras silenciadas. Os adolescentes, so pessoas no pico do momento de desenvolvimento corporal e pessoal e, portanto, esto passando por momentos pessoais intensos de questionamentos e medo. Como trabalhar com essas pessoas? Como faz-los dialogar e expressar sua voz? Como estabelecer a confiana dentro de um grupo? Como permitir que a voz dos estudantes tambm se faa sonora e como tornar esses adolescentes pessoas autoconfiantes que, alm de desenvolverem contedos tericos de uma maneira mais reflexiva, se tornaro cidados autoconfiantes? Trs momentos fundamentais sero trabalhados, os quais permitiro a quebra do monlogo dentro da sala de aula e tornaro possvel uma aula onde todas as vozes sero igualmente ouvidas e expressas.

Veja o artigo completo: PDF