Resumo Trabalho

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTORREFLEXÃO NA FORMAÇÃO DA(O) DISCENTE E DA(O) DOCENTE

Autor(es): BERNARDO LEIVAS DE ALMEIDA, JASMIN STARIOLO, RAFAELA SALES DE PAULA, IAN KLEIN DA SILVEIRA e orientado por MARCIA MARIA E SILVA

Este trabalho fruto da troca de experincias e ideias entre participantes de uma disciplina de Didtica, ministrada pela professora Marcia Maria e Silva no segundo semestre de 2017 para estudantes de diferentes licenciaturas da Universidade Federal Fluminense. Tento problematizar como o compromisso metodolgico, por parte daqueles que compe a sala de aula, com um processo de ensino-aprendizagem orientado pelo eixo da autorreflexo pode potencializar uma prtica educativa que se pretenda democrtica e emancipatria. Por essa razo, a escolha pela anlise de trs momentos vivenciados no curso de Didtica se apresentou como uma estratgia metodolgica interessante. Esses trs momentos dizem respeito a aulas distintas, s quais dou o nome de aula externa, aula de autogesto e ltima aula, que me permitiram observar um processo incomum queles ocorridos nas salas de aula universitrias e do Ensino Mdio. Orientado pelas ideias de Freire (1987,1996), acredito que a anlise desses encontros adquiriu uma certa densidade terica que foi capaz de dar suporte aos resultados parciais desta pesquisa. Dentre eles, destaco que o interesse das(os) discentes pela construo coletiva das aulas foi um dos efeitos de um esforo dirio de se manter uma prtica autorreflexiva desde os primeiros encontros por parte das(os) discentes, mas tambm por parte da docente. Por fim, indago se o ensino mdio no seria uma etapa do processo educativo que demanda com uma certa urgncia uma prtica autorreflexiva frente os contedos abordados pelas diferentes disciplinas e frente os atores que compe a sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF