Resumo Trabalho

INQUIETAÇÕES DE DOCENTES E LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autor(es): INGRID CRISTINA BARBOSA FERNANDES e orientado por PROFESSOR DOUTORA LUCIENE CERDAS

O presente estudo prope a investigao acerca das inquietaes de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o processo de alfabetizao. O objetivo conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de alfabetizao, identificando suas inquietaes em relao a este processo. Os referenciais tericos principais para refletir sobre tais questes foram Soares (2003), Geraldi (1984), Marcushi (2010), Albuquerque (2007), Kleiman (2005), Colello(1985), entre outros de modo a problematizar o conceito de alfabetizao, bem como outros autores que contriburam para adensar as argumentaes. Alm disso, os estudos de Tardif (2014) contribuem para pensar a respeito dos saberes docentes mobilizados, enfocando o processo de alfabetizao. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de pesquisa a utilizao de questionrios de modo a conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa so docentes de escolas pblicas no municpio de Queimados, Mesquita e Nova Iguau e licenciandas concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi possvel perceber que as inquietaes sobre o processo de alfabetizao apresentadas pelas licenciandas refletiam uma preocupao com o como fazer voltado para uma aprendizagem significativa do aluno, enquanto as inquietaes das docentes relacionavam-se com os meios para fazer e as dificuldades encontradas no cotidiano, sobretudo a participao dos responsveis. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de refletir em relao ao por que fazer de modo a transcender uma instrumentalizao do conhecimento a respeito da alfabetizao; a necessidade de discusses acerca da importncia da formao continuada, alm de apontarem para as demandas das licenciandas sobre a insuficincia de disciplinas para contemplar um tema de tamanha relevncia: alfabetizao.

Veja o artigo completo: PDF