Resumo Trabalho

AS DIFICULDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DUQUE DE CAXIAS/RJ

Autor(es): ELIZABETH DAS GRAÇAS MINEIRO DOMICIANO e orientado por LAÉLIA CARMELITA PORTELA MOREIRA

A proposta de formao mnima em nvel superior para lecionar no ensino fundamental I objeto de debates desde o Manifesto dos Pioneiros da Educao. Todos os lcus de formao de professores recebem crticas contundentes. Muitos autores apontam fragilidades desta formao como matriz curricular fragmentada, dificuldades de conciliar em um nico curso tantas tarefas, alm de que constatarem que as cargas horrias das disciplinas dedicadas aos estudos referentes Educao Matemtica so nfimas, no sendo possvel preparar satisfatoriamente os futuros professores. O estudo proposto teve por objetivo analisar os desafios para o ensino da Matemtica no Ensino Fundamental I, no tocante metodologia de ensino e ao domnio dos contedos, na viso de professores que lecionam escolas pblicas da rede municipal de Duque de Caxias/RJ. Buscou-se investigar quais os contedos da Matemtica em que os docentes apresentam as maiores dificuldades e quais as estratgias que engendram para enfrent-las. A pesquisa qualitativa contou com a explorao do ambiente escolar, a anlise de documentos, aplicao de questionrios e realizao de entrevistas com os professores polivalentes. Os resultados indicaram que a formao inicial recebida no prepara satisfatoriamente os professores polivalentes para o ensino da Matemtica alm de indicar que os contedos mais falhos so os relacionados s operaes com fraes e nmeros decimais, geometria e ao tratamento da informao. Em relao s estratgias utilizadas para enfrentar os desafios, as mais comuns so estudar previamente, guiar-se pelo livro didtico, buscar auxlio com colegas ou deixar de ministrar o contedo que no dominam.

Veja o artigo completo: PDF