Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autor(es): MARLENE DE SOUZA OLIVEIRA e orientado por PROFº DR. AHYAS SISS

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importncia da Formao Continuada de Professores na Educao para as Relaes tnico-Raciais alm de procurar identificar e analisar a sua proposio no Plano Nacional de Implementao das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana. Entendendo a escola como espao sociocultural onde as diferentes identidades se encontram e se modelam, o Plano d destaque a aes pedaggicas como a Formao Continuada de Professores caracterizada pela importante tarefa de educar com vias ao respeito e diferena, o que torna o papel do professor ainda mais relevante. Para tal, considerou-se o que prope a Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional, modificada pela Lei 10.639/2003. Pensar, portanto o lcus escolar em uma perspectiva de igualdade racial significa pensar em uma mudana real de comportamento no que diz respeito ao trato s diferenas bem como a valorizao dos sujeitos histricos que representam a formao do nosso povo.

Veja o artigo completo: PDF