Resumo Trabalho

NOTAS INICIAIS ACERCA DA INSERÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES E JOVENS VIA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Autor(es): JACQUELINE DE PAULA LIMA LOBO, JUSSARA MARQUES DE MACEDO

O trabalho resultado de pesquisa desenvolvida no Ncleo de Estudos de Polticas Pblicas em Diretos Humanos (NEPP/DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se da anlise de polticas pblicas de insero de adolescentes e jovens no mercado formal de trabalho, via Lei da Aprendizagem Profissional (2000). A proposio originou-se a partir das experincias nos espaos scio ocupacional com base no cotidiano profissional e nas contradies vivenciadas. Nossa hiptese que as polticas pblicas de incentivo a insero de jovens no mercado formal de trabalho, via Lei da Aprendizagem, no contribui efetivamente para insero social e combate explorao de mo de obra do adolescente e jovem, mas tm sido utilizadas como um mecanismo de massa de manobra com vistas a atender as requisies de formao exigida pelo mercado. Objetivou-se analisar a trajetria de jovens perifricos no mercado formal de trabalho via Lei da Aprendizagem. A metodologia incide na pesquisa bibliogrfica por meio da anlise de fontes primrias e secundrias sobre o tema. Os resultados apontam que os adolescentes e jovens que se qualificam, na condio de aprendiz, na Associao Beneficente So Martinho apresentaram aumento da frequncia e desempenho escolar, fortalecimento de vnculos familiares, melhoria da condio financeira familiar, gerao de perspectivas profissional e acadmica. Conclui-se que, embora tais Programas propiciem insero de uma parcela mnima desses jovens no mercado formal de trabalho, no tm sido suficientes para absorver significativamente adolescentes e jovens de modo a lev-los ao trabalho informal dentro da lgica da empregabilidade.

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